AS JOIAS

Feitas artesanalmente, as peças criadas por Suzane são exclusivas e os materiais utilizados vão desde os mais tradicionais como o ouro e a prata com texturas e com pedras, até os mais inusitados como sementes, tecidos, palha e vidro. A natureza, a arquitetura e as artes são as suas principais fontes de inspiração. 

NATUREZA

A  coleção traz linhas inspiradas nos quatro elementos da natureza  e uma quinta linha intitulada TRIBOS. A designer trabalhou com as cores que remetem ao fogo, a agua, a terra e a agua e com sementes trabalhadas pelos indios da Amazônia. São joias leves que podem ser usadas em qualquer ocasião e a qualquer hora do dia

ARTE E COR

Arte e cor traz o colorido das pedras e as formas geometricas. As bolas são a forma mais explorada pela artista nessa coleção que abusa delas em varios tamanhos e lapidações.

ALDEMIR MARTINS

Coleção inspirada nas obras do artista cearense Aldemir Martins. São cinco linhas: traços, bichos, sertão, cangaço e flores. O sol, os mandacarus, as flores, os chapéus do cangaceiro, figura que muito representa o homem nordestino, estão muito bem representados nas jóias de Suzane Farias. O ouro amarelo, a prata, o ouro branco e as pedras brasileiras são os materiais utilizados na confecção das jóias. 

LUGARES

Coleção concebida a partir do desejo de homenagear a Cidade de Fortaleza. A arquitetura sempre foi fonte de inspiração para o trabalho da designer, com suas linhas, traços e detalhes. Partiu então para um novo olhar sobre a cidade e começou a perceber as nuances e formas de sua arquitetura. A Praça Portugal e seu arco central. O Teatro José de Alencar e seus vitrais maravilhosos. O Farol do Mucuripe, o Dragão do Mar, com suas grades e seu planetário. A Estação Ferroviária e a o Mausoleu Castelo Branco, enfim, as formas, linhas, volumes, espaços e cores desses e de outros “LUGARES” de Fortaleza foram a fonte de inspiração para as criações que compõem a Coleção. São jóias com design contemporâneo, utilizando o ouro amarelo, branco e a prata, com formas curvilíneas, traços quadrados, pedras coloridas, brilhantes e diamantes. O que há de comum entre as linhas é que são jóias voltadas para a mulher moderna do terceiro milênio, misturando equilíbrio cores, formas e texturas.

 

RECORTES

Coleção cheia de desenhos e recortes no ouro e na prata, traz também peças com fios torcidos que remetem a grades e desenhos dos bordados richilieu esculpidos no metal! Aqui o trabalho de texturas e desenhos no metal é o que mais predomina e se destaca.

VOLPI

Coleção inspirada nas obras do artista Alfredo Volpi. As formas das famosas bandeiras do artista foram o elemento mais explorado pela designer.  O ouro amarelo, a prata, o ouro branco e as pedras brasileiras são os materiais utilizados na confecção das jóias. 

LINO VILLAVENTURA

por Suzane Farias

 

A Coleção de Jóias Lino Villaventura nasceu da vontade de homenagear o Lino. Desde que, ainda morando em Teresina, por volta de 1987, me deparei com seu trabalho em uma Maison da cidade, me apaixonei completamente pelos seus botões, babados, bordados, plissados e nervuras.

A riqueza de detalhes, o acabamento primoroso, tudo, absolutamente tudo me emociona. E é justamente com essa emoção que ele me traz que eu criei as peças que compõem as cinco linha da Coleção. São jóias em ouro, prata e pedras preciosas como safiras, brilhantes, citrinos e turmalinas, que trazem o meu olhar sobre o trabalho do Lino. Acredito que no processo criativo é necessário equilíbrio entre técnica, ousadia e sentimentos. A coleção Lino Villaventura mostra minha evolucão na busca desse equilibrio.

AMAR É...

 

Feita especialmente para o dia dos namorados, essa coleção é inspirada nas músicas do Djavan e no casalzinho AMAR É, muito conhecido dos apaixonados nos anos 80.

pendente coracao ouro.JPG

VEJO FLORES EM VOCÊ

 

Coleção com muitas flores. Flores de todas as formas e tamanhos. Flores em metal exturizado e em pedras coloridas! A coleção é de encher os olhos de tanta beleza e cor!

AMO

 

A francesa Agnès Monplaisir, uma das 100 mulheres mais importantes do segmento de arte no mundo, dona da Galeria que leva o seu nome, em Paris, conheceu Suzane Farias em abril de 2015, por ocasião da inauguração de seu hotel LARA, localizado na Prainha, litoral do Ceará e terra da designer.
A galerista tinha algumas ideias e achou que Suzane as realizaria como ela imaginava. A designer, por sua vez, se apaixonou pelo tema e assim nasceu a coleção AMAZÔNIA, com joias inspiradas na fauna e flora da floresta. Para Agnés a coleção é além de tudo, uma forma de alerta para a destruição e extinção de várias espécies. As duas desenharam os anéis, as pulseiras, braceletes, brincos e demais peças que compõem a coleção e a produção ficou a cargo de Suzane.
Inspirada nas belezas da fauna e flora da Floresta Amazônica  nasceu a COLEÇÃO AMAZONIA. As peças trazem como tema varias espécies animais e vegetais em risco de desparecerem do planeta. O símbolo da coleção é a folha de hevea. Natural da região amazônica, a sua variedade Hevea Brasiliensis é a mais importante dentre as onze espécies do gênero.

São araras, tucanos, folhas, flores e outras belezas da floresta em forma de joias.

AZULEJOS

 

Essa coleção é uma das preferidas da artista porque é a concretização do antigo desejo de criar joias com os desenhos dos famosos azulejos portugueses. Suzane aproveitou uma viagem a Lisboa e visitou lugares, museus, pesquisou sobre o assunto e trouxe com ela materias para a confecção de algumas peças. São brincos, aneis, colares e  pendentes com aplicação de ceramicas pintadas a mão com motivos que remetem aos azulejos. Muito azul, amarelo e alguns vermelhos e verdes são as cores predominantes na coleção. 

CALÇADAS

 

Calçadas veio na sequencia da Azulejos, ideia de uma amiga que mora em Portugal e me deu um livro que fala sobre as calçadas de la. Nessa coleção a designer trabalhou bastante o preto e o branco em pedras como agata e onix e abusou das perolas barrocas numa pegada  bem contemporânea.